Geral
Indústria da construção encerra 2025 com otimismo e projeta crescimento em 2026, aponta CNI
Sondagem da CNI revela melhora nas expectativas do setor para novos empreendimentos, investimentos e geração de empregos
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quarta-feira, 17, a Sondagem da Indústria da Construção, indicando que os empresários do setor encerram 2025 com expectativas positivas para 2026. No último mês do ano, cresceram as projeções para novos empreendimentos e serviços, compras de matérias-primas, nível de atividade e número de empregados.
De acordo com Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, o resultado é influenciado por fatores como o novo modelo de crédito imobiliário. “O início do ano costuma ser um momento melhor para a construção e, aliado a isso, há uma série de medidas que vão influenciar e dar ritmo à atividade do setor no próximo ano, além da perspectiva de redução da taxa de juros”, destacou.
O índice de expectativa de nível de atividade subiu 1,3 ponto, passando de 50,4 para 51,7 pontos. Segundo o estudo, a percepção dos empresários em relação à expansão do setor para o próximo ano tornou-se mais positiva.
A melhora também se refletiu na intenção de investimento das empresas da construção, cujo índice avançou 1 ponto, de 42,3 para 43,3 pontos, acumulando a terceira alta nos últimos quatro meses. Apesar do crescimento, o indicador ainda permanece abaixo do patamar registrado no início de 2025, que era de 45,1 pontos.
Para esta edição da Sondagem Indústria da Construção, a CNI ouviu 295 empresas — sendo 114 de pequeno porte, 124 de médio porte e 57 de grande porte — entre os dias 1º e 10 de dezembro de 2025.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados