Geral
Venezuela critica bloqueio de petroleiros anunciado por Trump
Governo venezuelano classifica medida dos EUA como 'ameaça grotesca' e promete denunciar ação na ONU
A Venezuela classificou, nesta terça-feira (15), como "irracional" e "ameaça grotesca" o bloqueio anunciado pelo presidente Donald Trump aos petroleiros sancionados que entram e saem do país. O governo venezuelano argumenta que a medida viola o Direito Internacional, o livre comércio e a livre navegação, alegando que o objetivo dos EUA seria "se apropriar do petróleo, das terras e dos minerais do país".
"O presidente dos Estados Unidos pretende impor, de maneira absolutamente irracional, um suposto bloqueio naval militar à Venezuela com o objetivo de roubar as riquezas que pertencem à nossa pátria", afirmou o governo em comunicado à imprensa, divulgado pela vice-presidente Delcy Rodríguez.
No documento, o governo informa que o embaixador venezuelano junto à ONU irá denunciar "a grave violação" da soberania nacional. O comunicado ainda classifica a publicação de Trump como "intervencionista e colonialista".
"A Venezuela jamais voltará a ser colônia de império ou de qualquer poder estrangeiro e continuará percorrendo, junto com seu povo, o caminho da construção da prosperidade e da defesa irrestrita de nossa independência e soberania", reforça o texto oficial.
Mais cedo, o presidente Donald Trump anunciou o bloqueio em publicação na Truth Social. No post, ele voltou a chamar o governo de Nicolás Maduro de "ilegítimo" e declarou que o "regime" será tratado como uma "organização terrorista estrangeira".
"Os EUA não vão permitir que um regime hostil leve nosso petróleo, terras ou quaisquer outros bens, os quais todos devem ser devolvidos a nós imediatamente", escreveu Trump.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados