Geral

Trump classifica governo Maduro como organização terrorista e amplia bloqueio a petroleiros

Ex-presidente dos EUA acusa Venezuela de financiar crimes e anuncia reforço militar no Caribe

Sputinik Brasil 16/12/2025
Trump classifica governo Maduro como organização terrorista e amplia bloqueio a petroleiros
Donald Trump anuncia bloqueio a petroleiros e classifica governo Maduro como organização terrorista. - Foto: © AP Photo / Alex Brandon

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (16), pelas redes sociais, que o governo de Nicolás Maduro, na Venezuela, foi designado como organização terrorista estrangeira por Washington.

Por meio da Truth Social, Trump acusou o governo Maduro de utilizar o petróleo venezuelano para financiar tráfico de drogas, tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros. Segundo ele, a Venezuela também teria roubado bens dos Estados Unidos, embora não tenha apresentado provas ou detalhes sobre as acusações.

"O regime ilegítimo de Maduro está usando o petróleo desses campos roubados para financiar a si mesmo, o narcotráfico, o tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros. Pelo roubo de nossos bens e por muitos outros motivos, incluindo terrorismo, tráfico de drogas e tráfico de pessoas, o regime venezuelano foi designado como uma organização terrorista estrangeira."

Trump afirmou ainda que milhares de militares norte-americanos estão estacionados no Caribe e podem receber reforços, em referência à operação militar batizada de Lança Austral, iniciada oficialmente em novembro.

"A Venezuela está completamente cercada pela maior armada já reunida na história da América do Sul. Ela só tende a crescer, e o choque para eles será algo sem precedentes — até que devolvam aos Estados Unidos da América todo o petróleo, terras e outros bens que nos roubaram."

O republicano também anunciou o "bloqueio total e completo de todos os petroleiros sancionados", sem detalhar quais sanções estariam em vigor.

"Os Estados Unidos não permitirão que criminosos, terroristas ou outros países roubem, ameacem ou prejudiquem nossa nação e, da mesma forma, não permitirão que um regime hostil se apodere de nosso petróleo, terras ou quaisquer outros bens, os quais devem ser devolvidos aos Estados Unidos imediatamente. Agradecemos sua atenção a este assunto!"