Geral
Trump afirma ter conversado com líderes europeus e vê cenário favorável para a Ucrânia
Ex-presidente dos EUA relata diálogo com chefes de Estado europeus e destaca disposição da Rússia para encerrar conflito.
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (15) ter conversado com líderes europeus e indicou que a situação "parece estar indo bem" para a Ucrânia. "A Rússia também está disposta a acabar com a guerra", declarou Trump durante uma cerimônia de entrega da Medalha de Defesa na fronteira mexicana.
Segundo Trump, participaram do diálogo os chefes de Estado da Alemanha, Itália, Finlândia, França, Reino Unido, Polônia, Noruega, Dinamarca, Países Baixos e representantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
O republicano também reiterou o compromisso de intensificar o combate ao tráfico de drogas em território norte-americano, sem mencionar diretamente as recentes ameaças à Venezuela.
Sobre a proteção da fronteira contra entorpecentes, Trump destacou uma queda nas apreensões de fentanil nos EUA e creditou parte do resultado à colaboração da China.
Por fim, Trump anunciou que pretende mover uma ação judicial contra a BBC "hoje ou amanhã", em referência à associação feita pela emissora entre suas declarações e os ataques ocorridos em 6 de janeiro de 2021.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado