Geral

Síria inicia ofensiva contra Estado Islâmico após ataque a forças americanas

Operação em Homs busca desmantelar células do ISIS após morte de soldados dos EUA e intérprete em Palmira.

14/12/2025
Síria inicia ofensiva contra Estado Islâmico após ataque a forças americanas
Forças sírias realizam operação no deserto de Homs após ataque fatal contra patrulha sírio-americana. - Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

As forças de segurança da Síria lançaram, neste domingo (14), uma operação de grande escala contra células do Estado Islâmico (ISIS) nas regiões de al-Furqlus, al-Quaryatayn e no Deserto Sírio (Badiya), província de Homs. A ação ocorre em resposta ao ataque ocorrido no sábado, em Palmira, que vitimou dois soldados norte-americanos e um intérprete durante uma patrulha conjunta síria-americana, conforme relatos da mídia local.

Segundo um comandante envolvido, a operação inclui incursões em campo, buscas por possíveis esconderijos terroristas e esforços para desmantelar células adormecidas do Estado Islâmico. Um porta-voz do Ministério do Interior sírio informou que o ataque mortal de sábado foi realizado por um membro das forças de segurança. O agressor foi neutralizado e uma investigação foi aberta para apurar se havia vínculo formal com o ISIS.

*O Estado Islâmico é considerado organização terrorista e proibida na Rússia.

Por Sputnik Brasil