Geral
Achado na França revela estruturas de pedra submersas e reaviva lendas de terras perdidas
Descoberta na costa da Bretanha sugere civilização avançada há mais de 7 mil anos e reforça mistérios sobre antigas terras submersas.
Na costa da Bretanha, oeste da França, arqueólogos encontraram estruturas de pedra submersas que apontam para a existência de uma civilização costeira altamente avançada há mais de 7 mil anos, conforme reportagem da revista Archaeology News.
Segundo a publicação, próximo à ilha de Sein, os pesquisadores identificaram uma extensa parede de granito e mais de uma dúzia de estruturas menores, todas atualmente localizadas a vários metros abaixo da superfície do mar.
"Acredita-se que essas estruturas tenham sido erguidas entre 5.800 e 5.300 a.C., período em que o nível do mar era significativamente mais baixo e a região integrava a paisagem costeira, durante a transição do Mesolítico tardio para o Neolítico inicial", destaca a revista.
A descoberta reacende lendas e especulações sobre territórios perdidos no tempo, alimentando o fascínio por civilizações submersas e mistérios arqueológicos da Europa Ocidental.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado