Geral

Haddad afirma que Correios precisam de reinvenção para superar desafios financeiros

Ministro da Fazenda destaca necessidade de novos negócios e parcerias para garantir sustentabilidade da estatal.

11/12/2025
Haddad afirma que Correios precisam de reinvenção para superar desafios financeiros
Correios - Foto: Reprodução

Em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta quinta-feira (11), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a situação dos Correios "inspira mais cuidados", pois a estatal necessita de uma "reinvenção" para reverter o rombo financeiro.

"Como os Correios têm obrigação constitucional de universalizar o serviço postal, têm esse ônus. Está cheio de empresas de logística hoje no Brasil atuando. Mudou no mundo inteiro, mas todo o serviço postal do mundo, que permanece quase no mundo inteiro nas mãos do Estado, tem um arranjo diferenciado para dar suporte à universalização", destacou Haddad.

O ministro defendeu que os serviços postais no Brasil, diante da concorrência privada, busquem novos segmentos de negócios, agregando parcerias.

"No mundo inteiro se faz uma estimativa dos custos de universalização que não são cobertos pela tarifa. Agrega-se valor ao serviço postal mediante oferta de serviços, que pode ser de previdência, de seguro, uma série de serviços que se agregam ao postal. Em geral, um banco, uma Caixa Econômica pode fazer uma parceria com os Correios para ter capilaridade em relação aos serviços que ela própria presta", argumentou.

Segundo Haddad, o projeto de reestruturação já teve mais de dez versões, "porque o Tesouro está sendo rigoroso no pedido de que seja uma solução definitiva para a companhia".

Ao ser questionado sobre a necessidade de aportes recorrentes para as estatais, o ministro respondeu que os Correios se destacam no quadro geral, mas não é o caso de todas as empresas. "Correios e Eletronuclear são as duas estatais que inspiram mais cuidado", pontuou.