Geral

Câmara dos Deputados rejeita cassação e mantém mandato de Carla Zambelli

Por 227 votos a favor e 170 contra, plenário desconsidera recomendação da CCJ e mantém deputada no cargo, apesar de condenação pelo STF.

Por Sputinik Brasil 11/12/2025
Câmara dos Deputados rejeita cassação e mantém mandato de Carla Zambelli
Câmara mantém mandato de Carla Zambelli, contrariando recomendação da CCJ e decisão do STF. - Foto: © Foto / Lula Marques/ EBC

A Câmara dos Deputados decidiu, no fim da noite desta quarta-feira (10), manter o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), rejeitando a recomendação de cassação apresentada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

O resultado da votação registrou 227 votos favoráveis à cassação, 170 contrários e 10 abstenções. Para a perda do mandato, eram necessários ao menos 257 votos.

A decisão do plenário contrariou o parecer aprovado horas antes pela CCJ, que recomendava a cassação da parlamentar por 32 votos a 2, com apoio de integrantes do centrão.

Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão e à perda do mandato, acusada de liderar a invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sentença transitou em julgado em junho, sem possibilidade de recurso. Atualmente, a deputada está presa na Itália, para onde viajou após a condenação, e aguarda extradição solicitada pelo Supremo.