Geral
Câmara dos Deputados rejeita cassação e mantém mandato de Carla Zambelli
Por 227 votos a favor e 170 contra, plenário desconsidera recomendação da CCJ e mantém deputada no cargo, apesar de condenação pelo STF.
A Câmara dos Deputados decidiu, no fim da noite desta quarta-feira (10), manter o mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), rejeitando a recomendação de cassação apresentada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
O resultado da votação registrou 227 votos favoráveis à cassação, 170 contrários e 10 abstenções. Para a perda do mandato, eram necessários ao menos 257 votos.
A decisão do plenário contrariou o parecer aprovado horas antes pela CCJ, que recomendava a cassação da parlamentar por 32 votos a 2, com apoio de integrantes do centrão.
Zambelli foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão e à perda do mandato, acusada de liderar a invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A sentença transitou em julgado em junho, sem possibilidade de recurso. Atualmente, a deputada está presa na Itália, para onde viajou após a condenação, e aguarda extradição solicitada pelo Supremo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados