Geral
CCJ da Câmara aprova cassação do mandato de Carla Zambelli
Comissão aprova relatório que recomenda a perda de mandato da deputada, condenada pelo STF e atualmente presa na Itália.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (10), a cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O placar foi de 32 votos a favor e 2 contra a recomendação pela perda do mandato.
Na reunião, os membros da CCJ também rejeitaram, por 32 votos a 27, uma proposição do deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), que era contrário à cassação de Zambelli.
O deputado Claudio Cajado (PP-BA) assumiu como novo relator do processo e deve sugerir a cassação definitiva do mandato da parlamentar. Zambelli já foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, pagamento de multa e perda do cargo, por envolvimento na invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Durante a sessão, Carla Zambelli, atualmente detida na Itália, apresentou sua defesa por meio de uma chamada de vídeo. Antes de ter a prisão decretada, a deputada deixou o Brasil e seguiu para o território italiano, onde foi presa e aguarda decisão da Justiça local sobre o pedido de extradição feito pelo governo brasileiro.
Para que o mandato de Zambelli seja efetivamente revogado, é necessário que o plenário da Câmara aprove a cassação por maioria absoluta, ou seja, pelo menos 257 dos 513 deputados devem votar favoravelmente.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela