Geral

Defesa solicita autorização para Bolsonaro deixar prisão e realizar cirurgia

Advogados alegam piora no quadro de saúde e pedem internação imediata; decisão está com Alexandre de Moraes

10/12/2025
Defesa solicita autorização para Bolsonaro deixar prisão e realizar cirurgia
Defesa pede ao STF autorização para Bolsonaro deixar a prisão e realizar cirurgia em Brasília.

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro encaminhou, na noite desta terça-feira (9), um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando autorização para que Bolsonaro deixe a prisão e seja submetido a cirurgias recomendadas por sua equipe médica.

Atualmente, Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e três meses em uma sala da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, após condenação no processo da chamada trama golpista.

Segundo os advogados, o ex-presidente apresentou piora em seu estado de saúde e necessita de internação imediata no Hospital DF Star, também na capital federal. A previsão é de que a internação dure de cinco a sete dias.

“Conforme informado pelo médico responsável pelo tratamento do peticionário, o ex-presidente precisa passar por cirurgia tanto para tratamento do quadro de soluços, sequela das cirurgias já registrada nos autos, como em razão da piora do diagnóstico de hérnia inguinal unilateral, que também indica a necessidade de intervenção cirúrgica”, informou a defesa.

Além do pedido de autorização para a cirurgia, os advogados reiteraram ao ministro Alexandre de Moraes o pedido para que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar, alegando que o ambiente prisional é incompatível com seu atual estado de saúde.

“A prisão domiciliar é modalidade de cumprimento de pena destinada àqueles cuja prisão em regime fechado pode colocar em risco sua integridade física por motivos médicos”, reforçou a defesa.

Até o momento, não há prazo definido para que Alexandre de Moraes decida sobre o pedido.

Notícias relacionadas: