Geral
Forte ventania derruba Papai Noel na Avenida Paulista e prefeitura suspende eventos de Natal
Decoração natalina é afetada por rajadas de vento superiores a 80 km/h; parques e atrações são fechados por segurança
Uma forte ventania atingiu São Paulo nesta quarta-feira, 10, causando a queda da decoração de Natal na Avenida Paulista. O tradicional Papai Noel foi derrubado pela força dos ventos, que também provocaram outros transtornos na cidade.
Em nota, a Prefeitura de São Paulo informou que, por questões de segurança, suspendeu os eventos do Natal Iluminado e determinou o fechamento de todos os parques municipais nesta quarta-feira, 10. A medida segue protocolos para situações de eventos climáticos extremos.
Entre as atrações canceladas estão o espetáculo de luzes da árvore do Ibirapuera e o show no lago, com animações e mensagens transmitidas diariamente nas águas do parque.
A previsão é que os parques sejam reabertos nesta quinta-feira, 11. No entanto, a retomada das atividades poderá ser reavaliada caso novas rajadas intensas sejam registradas na cidade.
O vendaval levou ao fechamento de pelo menos 12 parques urbanos da capital paulista e da região metropolitana. A informação foi confirmada pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Diretoria de Parques Urbanos.
Segundo a secretaria, a medida é preventiva e visa garantir a segurança de visitantes, trabalhadores e da biodiversidade, já que condições climáticas severas aumentam o risco de acidentes, queda de árvores e instabilidade em trilhas.
Impactos das rajadas de vento
Até o momento, a Defesa Civil do Estado de São Paulo registrou 57 chamados para quedas de árvores na Grande São Paulo. Os ventos superaram 80 km/h na capital, causando também falta de energia em diversas regiões.
A Enel Distribuição São Paulo informou que sua área de concessão segue afetada por fortes rajadas de vento desde a madrugada, devido à chegada de um ciclone extratropical pelo Sul do País.
"Por causa dos ventos, em alguns pontos a rede elétrica é atingida por objetos e galhos, o que prejudica o fornecimento, além da queda de árvores", explicou a Enel. Às 10 horas, a estação Mirante de Santana do Inmet registrou rajadas próximas de 80 km/h.
"Equipes da distribuidora estão mobilizadas em campo e atuam para restabelecer o fornecimento de energia para cerca de 700 mil clientes (9,5% das unidades atendidas pela empresa na região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital)", reforça a concessionária.
Em caso de falta de luz, a companhia orienta que os clientes priorizem os canais digitais para agilizar o atendimento:
Site: www.enel.com.br
Aplicativo Enel São Paulo: disponível para iOS e Android
WhatsApp (Elena): (21) 99601-9608
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
3DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado