Geral

Projeto da Alurb promove ações educativas em escola do Tabuleiro

Alunos e professores da Escola Professor Jayme de Altavila participaram de atividades sobre arborização e sustentabilidade

10/12/2025
Projeto da Alurb promove ações educativas em escola do Tabuleiro
Alunos do Tabuleiro participam de atividades educativas sobre arborização promovidas pela Alurb. - Foto: Walisson Vieira/Ascom Alurb

A Escola de Ensino Fundamental Professor Jayme de Altavila, localizada no Tabuleiro, recebeu na última terça-feira (9) mais uma edição do Projeto Arborizar é Massa, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb).

Durante a ação, equipes da Alurb orientaram os estudantes sobre o plantio de árvores, explicando quais espécies são mais adequadas para áreas urbanas e esclarecendo dúvidas das crianças sobre o tema.

Além das palestras educativas, os alunos participaram de atividades lúdicas, como pintura facial e confecção de brinquedos recicláveis, que puderam levar para casa como lembrança do dia. Também receberam mudas de árvores nativas, doadas pela Alurb, incentivando o cuidado com o meio ambiente.

Bruno Nascimento, um dos coordenadores do projeto, destacou a importância de envolver o público infantil nessas iniciativas. “Sempre procuramos trabalhar com crianças para que elas entendam desde cedo como contribuir com o meio ambiente, seja cuidando das árvores, descartando corretamente o lixo ou compartilhando o que aprendem com suas famílias. Elas são grandes aliadas na disseminação de boas práticas e representam o futuro das próximas gerações”, afirmou.

As atividades contaram ainda com o apoio dos jovens aprendizes das empresas Viambiental e Naturalle, responsáveis pela coleta domiciliar na capital.

O pequeno Yan Gabriel, de 6 anos, expressou sua satisfação com o evento: “Foi muito bom participar e ainda sair com um presente. Fiquei feliz e aprendi tudo que os tios falaram sobre as árvores”, relatou.

Segundo Bruno Nascimento, novas ações como essa estão previstas para o futuro. “Nosso objetivo é transformar a mentalidade de mais crianças e mostrar que elas podem ser agentes de mudança nas realidades que vivemos hoje”, completou.