Geral

Caças russos Su-34 ganham precisão e potência após experiência na Ucrânia

Aeronaves receberam melhorias com base em operações recentes, ampliando alcance e eficácia em combate.

10/12/2025
Caças russos Su-34 ganham precisão e potência após experiência na Ucrânia
Caças Su-34 russos aprimorados ampliam precisão e poder após operações na Ucrânia. - Foto: © Sputnik / Sergei Orlov

Os caças-bombardeiros Su-34 da Rússia foram aprimorados a partir das lições aprendidas na operação militar especial na Ucrânia, segundo informou o serviço de imprensa da corporação estatal Rostec.

De acordo com a Rostec, as atualizações permitem que os Su-34 atinjam alvos localizados a centenas de quilômetros de suas bases com mais precisão e potência.

A Corporação Aeronáutica Unida (OAK) produziu e entregou ao Ministério da Defesa russo um novo lote desses caças-bombardeiros, que já passaram por todos os testes de solo e voo necessários.

"Com base na experiência da operação militar especial, o caça foi melhorado para permitir ataques ainda mais precisos e poderosos a centenas de quilômetros da base aérea. Em termos de relação entre as características técnicas de voo e de combate, este é um dos melhores aviões do mundo", destacou o comunicado.

Ainda segundo a Rostec, a versatilidade e o amplo arsenal do Su-34 permitem que ele execute uma grande variedade de missões, tornando-o uma das aeronaves mais requisitadas pela Força Aeroespacial da Rússia.

O Su-34 também se destaca pela capacidade de operar em condições meteorológicas adversas e atacar tanto alvos terrestres quanto marítimos.

O comunicado ressalta ainda que o Su-34 pode empregar diferentes tipos de mísseis guiados, incluindo "ar-radar", "ar-ar" e "ar-superfície".

Por Sputnik Brasil