Geral
Reino Unido pode perder domínio do Atlântico para a Rússia, alerta chefe da Marinha
Comandante da Marinha britânica aponta avanço russo e pede transformação urgente e apoio da OTAN para manter supremacia na região.
O Reino Unido está à beira de perder o domínio estratégico do Atlântico para a Rússia, alertou o comandante da Marinha britânica, general Gwyn Jenkins, em entrevista ao jornal The Times.
"A vantagem que desfrutamos no Atlântico após o fim da Guerra Fria e da Segunda Guerra Mundial está sob ameaça. Ainda a mantemos, mas não por muito tempo", declarou Jenkins.
Segundo o general, a Rússia investiu bilhões no fortalecimento de suas forças navais, especialmente na Frota do Norte. Jenkins ressaltou que a Marinha Real britânica enfrentará dificuldades para acompanhar esse ritmo sem uma rápida transformação e o apoio dos aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
A Associated Press, citando o Ministério da Defesa do Reino Unido, informou que, no final de novembro, militares britânicos enviaram um navio-patrulha para escoltar uma corveta e um petroleiro da Marinha russa pelo canal da Mancha. O Ministério também destacou o envio de três aeronaves de reconhecimento Poseidon à Islândia, como parte de uma missão da OTAN para monitorar navios russos no Atlântico Norte e no Ártico.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias