Geral
Dois sargentos da PM são presos pela PF suspeitos de vazar informações ao Comando Vermelho
Operação Tredo mira núcleo de agentes de segurança ligados ao crime organizado no Rio de Janeiro.
A Polícia Federal prendeu, na manhã desta segunda-feira (8), dois sargentos da Polícia Militar do Rio de Janeiro suspeitos de repassar informações sobre operações policiais a criminosos do Comando Vermelho.
A ação faz parte da Operação Tredo, que tem como objetivo desarticular um núcleo de agentes de segurança pública envolvidos com a facção criminosa em comunidades fluminenses.
Durante a operação, os policiais federais cumprem 11 mandados de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão, expedidos pela 3ª Vara Especializada em Organização Criminosa do Rio de Janeiro.
Um dos 11 investigados já havia sido preso na Operação Contenção, realizada no mês passado. Também foram apreendidos três veículos e aparelhos celulares dos suspeitos.
De acordo com a PF, as investigações começaram a partir do compartilhamento de informações sobre a atuação de um militar da Marinha do Brasil, que fornecia drones e treinava integrantes da facção para o uso desses equipamentos.
A troca de informações foi autorizada judicialmente no âmbito da Operação Buzz Bomb, deflagrada pela PF em setembro de 2024.
"Com as informações obtidas, foi realizada nova investigação que culminou na identificação de Policiais Militares que repassavam informações a lideranças da organização criminosa em questão, acerca de operações policiais planejadas para comunidades sob domínio do grupo, com o objetivo de frustrar a atuação dos órgãos de segurança nessas áreas. Tal conduta permitia que os criminosos se organizassem previamente contra ações legítimas das forças policiais", informou a PF.
Entre os investigados está um sargento do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), responsável pela escalação das equipes que participam das operações.
A ação integra a Missão Redentor 2, iniciativa da Polícia Federal para desarticular organizações criminosas que atuam no estado do Rio de Janeiro.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias