Geral
Crianças do Parque Biblioteca produzem telas inspiradas no pôr do sol da lagoa Mundaú
Formação teve como instrutores os artistas visuais Carol e Theo Gama
O Parque Biblioteca promoveu, entre os meses de novembro e dezembro, duas ações integradas de pintura em tela que envolveram crianças da rede pública municipal de ensino matriculadas no contraturno escolar. As oficinas fizeram parte do eixo de educação artística e cultural com o intuito de estimular a criatividade, a sensibilidade estética e os vínculos com o território.
Uma das oficinas foi ministrada pelo artista plástico convidado, Theo Gama. Ele trabalhou com as turmas telas inspiradas no pôr do sol na Lagoa Mundaú, paisagem profundamente conectada à identidade visual e afetiva de Maceió, com técnicas de horizonte, reflexo na água, sobreposição de camadas e criação de planos, sempre valorizando o olhar pessoal dos pequenos artistas.
Cada criança concluiu a experiência com sua tela assinada, fortalecendo o sentimento de realização, pertencimento e alegria pela própria produção. A primeira etapa da formação foi conduzida pela oficineira Carol, que apresentou às crianças técnicas de pintura relacionadas ao estudo do céu explorando a intensidade de luz diurna e noturna, sombra, nuvens, mistura de cores e diferentes atmosferas. A proposta permitiu que os participantes observassem elementos naturais, compreendessem variações de luminosidade e desenvolvessem domínio sobre gradientes de cor e composição.
As duas propostas foram organizadas de forma complementar, permitindo que os estudantes vivenciassem diferentes abordagens da pintura como a observação, experimentação livre, construção de perspectiva e expressão autoral. O resultado foi um conjunto diverso de telas, cada uma revelando a sensibilidade, o olhar e a trajetória de aprendizado das crianças.
A coordenadora-geral da Rede Areté, responsável pela gestão do Parque Biblioteca, Alcicleide Alexandre, destacou que as oficinas representaram um avanço importante na política municipal de educação integral.
“Quando oferecemos experiências estéticas variadas, conduzidas por educadores e artistas que dialogam entre si, ampliamos o repertório cultural das crianças, fortalecemos a autoestima e estimulamos dimensões essenciais do desenvolvimento integral: cognitivo, socioemocional, motor e sensorial e o vínculo com o território", explicou Alcicleide.
E completou: "Ao pintar diferentes paisagens, cada criança experimenta a autoria, exercita paciência, coordenação, observação e encontra uma forma de expressar aquilo que vê e sente. Vivências como estas reafirmam o compromisso da Semed em garantir oportunidades reais de criação, de sonho e de pertencimento”.
Tânia Almeida, subsecretária de Gestão Pedagógica da Semed, reforçou que são inúmeros os ganhos das crianças com atividades relacionadas à produção em artes visuais, entre eles, a ampliação do vocabulário artístico, incentivo à autonomia e ao protagonismo, desenvolvimento socioemocional, fortalecimento do vínculo com o território e melhoria da coordenação motora.
Sobre o Parque
Inaugurado em julho de 2025, o primeiro Parque Biblioteca do município de Maceió está localizado no Conjunto Frei Damião, no Benedito Bentes. Totalmente equipado, o espaço ocupa 1.372,37 m² e atende mais de mil estudantes de cinco escolas da rede pública municipal de ensino localizadas na região, oferecendo ensino bilíngue e educação integral, com atividades de contraturno escolar que vão da robótica, música, teatro, passando por ensino, libras, skate e futebol.
O Parque Biblioteca é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió, por meio da Semed, com o Ministério da Cultura. O espaço é administrado pela Rede Areté, sob a supervisão do município.
Aos sábados, o Parque oferece também oficinas, atividades culturais, artísticas e de geração de renda para a comunidade local.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
3LUTO NA CULTURA
Tony Germano, ator e dublador, morre aos 55 anos após acidente doméstico
-
4ANÁLISE INTERNACIONAL
BRICS se consolida em meio à instabilidade global, aponta especialista
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado

