Geral

Hemoal terá horário especial no feriadão de Nossa Senhora da Conceição a partir deste sábado

Unidades de Arapiraca e Maceió ajustam funcionamento; doadores devem ficar atentos aos horários

06/12/2025
Hemoal terá horário especial no feriadão de Nossa Senhora da Conceição a partir deste sábado
- Foto: Carla Cleto / Ascom Sesau

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) vai operar em horário especial durante o feriadão de Nossa Senhora da Conceição, que começa neste sábado (6) e segue até segunda-feira (8). A medida busca garantir a manutenção dos estoques de sangue em um período de grande demanda e menor volume de doações.

Em Arapiraca, a unidade Eldorado — localizada próxima à Escola Alternativa — funcionará neste sábado (6), das 7h às 17h30, para coleta de sangue. Na segunda-feira (8), o atendimento ao doador será das 7h às 17h. Já o Núcleo de Dispensação de Sangue permanecerá aberto ininterruptamente durante todo o feriado, funcionando 24 horas por dia.

Em Maceió, a Unidade Via Expressa seguirá o mesmo padrão: abertura no sábado (6) e na segunda (8), sempre das 7h às 17h. A Unidade Trapiche, por sua vez, não abrirá para coleta no sábado, mas retomará o atendimento na segunda-feira, no mesmo horário. Os Núcleos de Dispensação de Sangue das duas unidades da capital também funcionarão todos os dias, 24 horas.

Critérios

Para realizar a doação, é necessário que o voluntário tenha entre 16 e 69 anos, pese no mínimo 50 kg e apresente documento de identificação oficial com foto. Menores de 18 anos só podem doar acompanhados do responsável legal. A periodicidade permitida é de dois meses para homens e três meses para mulheres.

Entre as restrições permanentes estão histórico de doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Já entre as restrições temporárias — válidas por 12 meses — estão tatuagens, piercings, micropigmentação e maquiagem definitiva.

Os candidatos à doação devem estar descansados, com pelo menos seis horas de sono, evitar alimentos gordurosos e não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores. Mulheres grávidas ou amamentando não podem realizar a doação.

A orientação do Hemoal é que a população aproveite o horário ampliado para reforçar o estoque e ajudar a salvar vidas.

Cinara Ramos Corrêa

Cinara Ramos Corrêa

É natural de Porto Alegre (RS). Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre; Editora chefe do Portal Tribuna do Sertão com passagens pela Revista Veja, jornal Zero Hora, Rádio Gaúcha (Grupo RBS), Gazeta Mercantil, TV Pajuçara e O Jornal.