Geral

Inspetores e subinspetores concluem segunda fase do curso de Instrução de Armamento e Tiro

A etapa prática foi realizada no estande de tiro do Exército Brasileiro; formação reforça a qualificação técnica e a segurança no uso de armas de fogo

05/12/2025
Inspetores e subinspetores concluem segunda fase do curso de Instrução de Armamento e Tiro
Inspetores e subinspetores da GCMM concluem etapa prática de treinamento de armamento no Exército Brasileiro. - Foto: Ascom 59º BIMtz

Inspetores e subinspetores da Guarda Civil Municipal de Maceió (GCMM), vinculados à Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc), concluíram nesta quinta-feira (4) a segunda fase do Curso de Instrução de Armamento e Tiro (IAT), realizada no estande de tiro do Exército Brasileiro. Considerada uma das etapas mais relevantes da formação, a capacitação integra as 160 horas de treinamento obrigatórias, distribuídas entre módulos teóricos e práticos com pistola e revólver.

O curso destina 100 horas ao uso de pistola, arma semiautomática, e 60 horas ao revólver, arma de repetição. Durante as atividades, instrutores repassam orientações técnicas, alternando aulas teóricas e práticas para melhor assimilação dos conteúdos.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, ressaltou a importância do treinamento para o aprimoramento da tropa. “Esse preparo garante que nossos profissionais estejam plenamente capacitados e prontos para atuar com responsabilidade, técnica e segurança no atendimento à população”, afirmou.

No módulo teórico, os alunos abordam temas como “Aspectos legais do uso de arma de fogo e legislação aplicada”, “Classificação e nomenclatura das armas”, “Regras de segurança para manejo, transporte e guarda do armamento”, “Tipos de munições e suas aplicações” e “Técnicas de empunhadura, postura e acompanhamento do alvo”, conteúdos que fundamentam o treinamento prático.

A avaliação final inclui disparos em alvos posicionados a 5, 7 e 10 metros de distância, com diferentes quantidades de munição por teste e índices de aproveitamento que variam entre 60% e 72%, conforme o nível da prova.