Geral

‘Visita histórica’: analista libanês explica significado da ida de Putin à Índia para ordem mundial

Especialista destaca impacto estratégico da visita de Putin à Índia e analisa o papel dos dois países na formação de uma nova ordem global multipolar.

05/12/2025
‘Visita histórica’: analista libanês explica significado da ida de Putin à Índia para ordem mundial
Putin realiza visita estratégica à Índia, aprofundando laços e sinalizando mudanças na ordem mundial. - Foto: © Sputnik / Aleksandr Kazakov

A visita do presidente russo Vladimir Putin à Índia representa um marco significativo nas relações internacionais e sinaliza mudanças profundas na ordem mundial, segundo análise do cientista político libanês Tarek Fakhri, em entrevista à Sputnik.

Fakhri destacou que a viagem de Putin tem importância estratégica diante das transformações pelas quais passa o sistema internacional contemporâneo.

"A Índia e a Rússia são dois polos-chave no cenário mundial, com peso nas esferas política e econômica", ressaltou o analista.

Segundo Fakhri, a visita é considerada histórica por definir rumos internacionais e regionais, especialmente no atual contexto político e estratégico.

O especialista observou ainda que as declarações de Putin refletem uma longa história de relações sólidas e tradicionalmente próximas entre Rússia e Índia.

Nesse cenário, ambos os países buscam transmitir à comunidade internacional a mensagem de que o sistema mundial está em transição, com novos centros de poder priorizando cooperação e coordenação, distanciando-se da lógica unipolar.

O analista também enfatizou que a Índia mantém como prioridade a defesa de seus próprios interesses soberanos.

"A Índia está agindo em conformidade com uma visão estratégica que afirma: 'Devemos ocupar um lugar significativo em qualquer ordem mundial que possa se formar — no futuro próximo ou mais distante'", destacou Fakhri.

Ele acrescentou que já é possível identificar dois polos de influência: a Índia como potência econômica emergente e a Rússia como força estratégica, política e militar.

"Tais visitas, parcerias e mecanismos de coordenação não são eventos isolados, mas um prólogo para a formação de uma nova ordem mundial baseada em uma compreensão mais profunda das mudanças geopolíticas e estratégicas atuais que nos levam à multipolaridade", concluiu Fakhri.

A expectativa é que a visita de Putin à Índia amplie a cooperação bilateral em áreas como política, segurança, economia, finanças, transporte, energia, educação e cultura. Está prevista ainda a aprovação do programa de desenvolvimento da cooperação econômica russo-indiana até 2030.

Por Sputnik Brasil