Geral
Bolsas da Ásia fecham sem direção única em dia de estreia marcante da Moore Threads
Startup chinesa, apelidada de 'Nvidia da China', dispara 425% no IPO e movimenta o mercado asiático; Tóquio recua em meio a expectativas sobre juros.
Por Patricia Lara
As bolsas asiáticas encerraram a sexta-feira com desempenhos variados, em um dia marcado pela estreia retumbante da Moore Threads, startup chinesa considerada a potencial "Nvidia da China". Enquanto Tóquio recuou em movimento de correção após ganhos recentes, o mercado ficou atento ao setor de tecnologia.
O interesse por tecnologia de ponta segue elevado após a Moore Threads disparar 425% em sua estreia, conforme destacou a analista Ipek Ozkardeskaya, da Swissquote. Fundada por um ex-executivo da Nvidia e apoiada pelo governo chinês, a empresa atraiu forte entusiasmo dos investidores. Suas ações foram listadas na Science and Technology Innovation Board de Xangai, conhecida como STAR Board, semelhante à Nasdaq.
No mercado continental chinês, o índice Xangai Composto subiu 0,7%, aos 3.902,81 pontos, enquanto o Shenzhen Composto avançou 1,2%, para 2.468,88 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng fechou em alta de 0,6%, aos 26.085,08 pontos.
Em contraste, duas empresas que também estrearam suas ações em Hong Kong registraram queda. A Guangzhou Xiao Noodles Catering Management, rede popular de noodles, caiu 29% após captar 685,4 milhões de dólares de Hong Kong (US$ 88,1 milhões) em IPO. Já a Guangdong Tianyu Semiconductor, fabricante de wafers epitaxiais de carboneto de silício, captou US$ 223,6 milhões, mas suas ações recuaram 30%.
Em Tóquio, o índice Nikkei fechou em queda de 1,1%, aos 50.491,87 pontos, devolvendo parte dos ganhos recentes diante das expectativas de possível alta dos juros pelo Banco do Japão.
Já em Seul, o Kospi subiu 1,8%, encerrando aos 4.100,05 pontos. Em Taiwan, o Taiex avançou 0,7%, para 27.980,89 pontos. Na Oceania, o S&P/ASX 200 de Sydney fechou em alta de 0,19%, aos 8.634,60 pontos.
Contato: [email protected]
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados