Geral

Visita de Putin à Índia é considerada mais bem-sucedida que a de Starmer, aponta jornal britânico

The Telegraph destaca aproximação entre Rússia e Índia e compara resultados da visita de Putin com a do premiê britânico.

05/12/2025
Visita de Putin à Índia é considerada mais bem-sucedida que a de Starmer, aponta jornal britânico
Putin é recebido na Índia em visita que fortalece laços bilaterais, destaca The Telegraph. - Foto: © Sputnik / Aleksandr Kazakov

A recente visita do presidente russo Vladimir Putin à Índia evidencia o fortalecimento das relações entre Moscou e Nova Deli, segundo análise do jornal britânico The Telegraph.

A publicação ressalta que o cenário da visita de Putin é bastante distinto daquele observado durante a passagem do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, pela Índia, há dois meses.

"Foi há apenas dois meses que o primeiro-ministro indiano recebeu Sir Keir Starmer em Mumbai. Durante o seu voo, [Starmer] foi informado que o Sr. Modi recentemente tinha desejado feliz aniversário ao Sr. Putin. Em meio ao bom relacionamento antes da assinatura de um acordo de livre comércio, Sir Keir permitiu-se uma pequena provocação — 'só para constar' — ele não faria o mesmo", destaca o artigo.

O jornal observa ainda que a pressão dos países ocidentais para que a Índia reavalie sua relação com Moscou tem produzido efeito contrário ao desejado.

Segundo a reportagem, as tentativas de afastar Nova Deli da cooperação com a Rússia acabaram por fortalecer os laços entre os dois países.

Em meio a esse contexto, o veículo lembra que foi fechado um acordo de R$ 11,3 bilhões para o aluguel de um submarino nuclear russo pela Índia.

Além disso, cerca de 60% dos equipamentos militares utilizados pela Índia ainda têm origem russa.

Dessa forma, o artigo sublinha que, apesar das investidas ocidentais, a parceria estratégica entre Rússia e Índia segue em expansão.

"Haverá apertos de mão, jantares privados e o lançamento de uma versão indiana do canal de notícias estatal russo RT", conclui a publicação.

A expectativa é que os resultados da visita de Putin ampliem a cooperação bilateral em áreas como política, segurança, economia, finanças, transporte, energia, educação e cultura. Está prevista ainda a aprovação do programa de desenvolvimento da cooperação econômica russo-indiana até 2030.

Por Sputnik Brasil