Geral
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
Lançamento do submarino Almirante Karam encerra ciclo de modelos convencionais e marca avanço decisivo rumo ao inédito submarino nuclear brasileiro.
A Marinha do Brasil lançou ao mar, na semana passada, o submarino Almirante Karam, quarto e último modelo convencional previsto no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), iniciado em 2008 com o objetivo de revolucionar a tecnologia e a indústria naval do país.
“Esse é o momento mais crítico e estrategicamente relevante para a Marinha do Brasil. O país passará a integrar um seleto grupo de nações que possuem submarino nuclear”, destaca o analista Pedro Martins à Sputnik Brasil.
Segundo Martins, o Brasil deve buscar novas parcerias para o desenvolvimento de tecnologia militar. Ele ressalta que a transferência de tecnologia é essencial, pois o país não visa apenas modernizar seus equipamentos, mas também alcançar autonomia tecnológica para desenvolver seus próprios sistemas, fator fundamental para a soberania militar e tecnológica nacional.
A especialista Michelly Geraldo reforça, em entrevista à Sputnik Brasil, que o encerramento desta etapa do Prosub representa “um ponto de transição muito importante para a Marinha”. Ela lembra que o Brasil possui uma vasta área marítima, repleta de ativos críticos para a economia e infraestrutura. “O grande desafio agora é transformar a capacidade instalada pelo Prosub em uma estratégia contínua de defesa naval, vigilância, sensoriamento e prontidão”, afirma.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos