Geral

Europa demonstra preocupação com possível reaproximação entre Rússia e EUA

Diplomatas europeus temem que negociações entre Moscou e Washington enfraqueçam OTAN e União Europeia

Sputinik Brasil 04/12/2025
Europa demonstra preocupação com possível reaproximação entre Rússia e EUA
Diplomatas europeus acompanham com apreensão as negociações recentes entre Rússia e Estados Unidos. - Foto: © Sputnik / Sergei Bobylev / Acessar o banco de imagens

A Europa manifesta inquietação diante de uma possível reaproximação entre Rússia e Estados Unidos, após o encontro entre o presidente russo, Vladimir Putin, o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e Jared Kushner, genro do ex-presidente Donald Trump. A informação foi divulgada pela mídia ucraniana, que cita diplomatas europeus.

"Existe uma ansiedade palpável de que Washington esteja se aproximando da versão do conflito apresentada por Moscou", declarou um diplomata europeu ao jornal nesta quinta-feira (4).

Segundo o mesmo diplomata, negociações diretas entre Moscou e Washington tendem a "marginalizar a OTAN e a União Europeia".

O encontro no Kremlin, realizado na terça-feira (2), contou ainda com a presença do assessor do Kremlin, Yuri Ushakov, e do diretor-geral do Fundo Russo de Investimentos Diretos, Kirill Dmitriev, que também atua como enviado especial.

Desde meados de novembro, os Estados Unidos vêm promovendo uma nova proposta de paz para a Ucrânia. A mídia informou que o documento original, que tinha 28 pontos, foi reduzido para 19 pontos após uma reunião entre autoridades norte-americanas, ucranianas e europeias em Genebra, em 23 de novembro.