Geral

Caça F-16 da Força Aérea cai no deserto da Califórnia; piloto sobrevive

Piloto dos Thunderbirds se ejetou com sucesso após acidente durante treinamento no sul da Califórnia. Investigação está em andamento.

04/12/2025
Caça F-16 da Força Aérea cai no deserto da Califórnia; piloto sobrevive
- Foto: Depositphotos

Um caça F-16 da equipe de demonstração de elite da Força Aérea dos Estados Unidos, os Thunderbirds, caiu no deserto do sul da Califórnia na quarta-feira, 4. O piloto conseguiu se ejetar com segurança, segundo informou o exército norte-americano.

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Condado de San Bernardino, o piloto foi encaminhado ao hospital com ferimentos que não representam risco de vida.

O acidente ocorreu por volta das 10h45, durante uma missão de treinamento sobre espaço aéreo controlado na Califórnia, conforme comunicado da Base Aérea de Nellis, em Nevada.

O Corpo de Bombeiros atendeu a uma “emergência aérea” nas proximidades de Trona, uma comunidade não incorporada no deserto de Mojave, a cerca de 290 quilômetros ao norte de Los Angeles.

Em 2022, um F/A-18E Super Hornet da Marinha também caiu perto de Trona, resultando na morte do piloto.

O acidente desta quarta-feira está sob investigação, e mais informações serão divulgadas pelo Escritório de Assuntos Públicos da 57ª Ala, informou a Força Aérea em nota.

Assim como os Blue Angels da Marinha, os Thunderbirds da Força Aérea são conhecidos por suas formações precisas em shows aéreos, treinando para voar a poucos centímetros uns dos outros. O comunicado da Força Aérea não detalhou as circunstâncias do acidente.

Thunderbirds e Blue Angels já registraram dezenas de acidentes ao longo de suas trajetórias. Criados em 1953, os Thunderbirds treinam na Base Aérea de Nellis, próxima a Las Vegas, utilizando caças F-16 Falcon, F-22 Raptor e jatos A-10 Warthog.

Com informações da Associated Press.

Foto: https://depositphotos.com/