Geral
Amcham defende aprofundamento de diálogo entre Brasil e EUA para acordo bilateral
Queda nas exportações brasileiras aos EUA reforça urgência de negociações para reduzir sobretaxas e ampliar cooperação.
Após registrar o quarto mês consecutivo de queda nas exportações brasileiras para os Estados Unidos em novembro, a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham) voltou a destacar a necessidade de um acordo bilateral para eliminar o tarifaço imposto aos produtos nacionais. Segundo a entidade, sobretaxas de até 50% continuam incidindo sobre mais de um terço das exportações brasileiras ao mercado americano.
Desde a implementação das sobretaxas, em agosto, o desempenho das vendas ao mercado norte-americano tem sido negativo. A Amcham ressalta que a retração atinge inclusive produtos não diretamente afetados pelo tarifaço, como petróleo e celulose.
"Brasil e Estados Unidos têm intensificado o diálogo em alto nível, um caminho que deve ser aprofundado, com vistas a um acordo bilateral capaz de reduzir as sobretaxas, normalizar as condições de acesso ao mercado americano e aprofundar a cooperação em temas de interesse comum", afirma Abrão Neto, presidente da Amcham Brasil.
Apesar do cenário adverso, a câmara de comércio aponta uma sinalização positiva: a queda das exportações em novembro foi inferior à registrada em outubro, o que pode indicar um início de recuperação. Esse movimento estaria relacionado às recentes exceções ao tarifaço concedidas a produtos agropecuários relevantes.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos