Geral
Trump firma acordo de minerais críticos com Congo e Ruanda após ratificação de paz
Presidente dos EUA celebra pacto econômico e integração entre países africanos em cerimônia oficial em Washington.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta quinta-feira, 4, um acordo de minerais críticos e de integração econômica com o Congo e Ruanda. A cerimônia contou com a presença do presidente ruandês, Paul Kagame, e do presidente congolês, Felix Tshisekedi, que também formalizaram um acordo de paz entre os dois países — entendimento alcançado em junho, sob mediação dos EUA, mas ainda não implementado até então.
Durante o evento, Trump saudou a multidão e destacou: "É um dia incrível, um grande dia para a África, um grande dia para o mundo e para esses dois países, e eles têm muito do que se orgulhar". O ato foi realizado no recém-renomeado Instituto de Paz dos EUA Donald J Trump.
O presidente republicano reiterou ainda que o governo americano irá quitar sua dívida utilizando a receita proveniente das tarifas.
Mais cedo, o Departamento de Estado havia anunciado a mudança de nome do Instituto de Paz americano, justificando a decisão como uma homenagem ao "maior negociador da história do país".
Desde o início de seu mandato, Trump tem manifestado interesse em receber o Prêmio Nobel da Paz e intensificou esforços para mediar conflitos no Leste Europeu, Oriente Médio e África.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5TECNOLOGIA MILITAR
Drone interceptador Allag-E é apresentado nos Emirados Árabes Unidos