Geral
Justiça argentina autoriza extradição de cinco condenados por atos de 8 de janeiro
Decisão atende pedido do Brasil; execução da extradição ainda depende do governo Javier Milei
A Justiça argentina autorizou, nesta quarta-feira (3), a extradição de cinco brasileiros condenados por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram invadidas e depredadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A extradição foi solicitada pelo Ministério da Justiça do Brasil, a pedido do ministro Alexandre de Moraes, relator das ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF). Os condenados receberam penas que variam de 13 a 17 anos de prisão.
Segundo informações, Joelton Gusmão de Oliveira, Rodrigo de Freitas Moro Ramalho, Joel Borges Correa, Wellington Luiz Firmino e Ana Paula de Souza estão presos na Argentina desde o fim do ano passado, quando o pedido de extradição foi formalizado para cumprimento da pena.
Na quarta-feira, os cinco compareceram algemados ao tribunal federal onde o caso foi julgado, conforme imagens divulgadas pela imprensa local.
Ao entrarem na Argentina, os condenados solicitaram refúgio político à Comissão Nacional para os Refugiados do país, mas ainda não obtiveram resposta. Apesar da decisão judicial favorável à extradição, a formalização e execução do ato dependem de providências do governo do presidente argentino Javier Milei.
Notícias relacionadas:
- MP da Itália dá parecer favorável à extradição de Carla Zambelli
- Moraes determina extradição de foragidos do 8/1 que estão no exterior
- Ex-assessor de Moraes é detido na Itália e notificado sobre extradição
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola
-
5ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo