Geral
UE inicia investigação antitruste sobre política da Meta para IA no WhatsApp
Comissão Europeia avalia se restrições da Meta a provedores de IA no WhatsApp violam regras de concorrência do bloco
A Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia (UE), abriu uma investigação formal antitruste para avaliar se a nova política da Meta sobre o acesso de provedores de inteligência artificial (IA) ao WhatsApp pode violar as regras de concorrência do bloco, segundo nota oficial divulgada nesta quinta-feira.
A política da Meta, anunciada em outubro deste ano, proíbe provedores de IA de utilizarem a ferramenta 'Solução de Negócios do WhatsApp' — que permite a comunicação entre empresas e clientes via WhatsApp — quando a IA é o serviço principal oferecido. A preocupação da Comissão é que a medida possa impedir que provedores de IA de terceiros ofereçam seus serviços por meio do WhatsApp na Área Econômica Europeia (EEA).
“Como resultado da nova política, provedores de IA concorrentes podem ser impedidos de alcançar seus clientes através do WhatsApp. Por outro lado, o próprio serviço de IA da Meta, 'Meta AI', permaneceria acessível aos usuários na plataforma”, destaca o comunicado oficial.
A investigação cobrirá toda a extensão da EEA, com exceção da Itália, para evitar sobreposição com procedimentos já em andamento pela Autoridade de Concorrência Italiana, que avalia possíveis medidas provisórias relacionadas à conduta da Meta.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5MOBILIDADE
Alagoas adere a novas regras da CNH e elimina exigência de autoescola