Geral
Aluguel residencial registra alta de 0,37% em novembro, mostra FGV
Índice IVAR aponta desaceleração em relação a outubro, mas acumulado em 12 meses sobe para 6,92%, com destaque para Belo Horizonte e São Paulo.
Os aluguéis residenciais subiram 0,37% em novembro, após avanço de 0,57% em outubro, segundo dados do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).
No acumulado de 12 meses encerrados em novembro, o índice registrou alta de 6,92%, acima dos 5,58% observados nos 12 meses anteriores até outubro.
De acordo com o economista Matheus Dias, do Ibre/FGV, "o destaque de novembro está no acumulado em 12 meses, que avançou para 6,92%, bem acima dos 5,58% registrados em outubro. Esse salto mostra que, apesar da desaceleração mensal, a tendência de alta no mercado de locação ainda é clara. Capitais como Belo Horizonte e São Paulo puxaram essa aceleração. Esse comportamento indica que, mesmo com sinais de moderação, os reajustes continuam superando os praticados em 2024 e devem seguir influenciando as negociações no início de 2026".
O IVAR foi desenvolvido para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais no Brasil, a partir de informações de contratos assinados entre locadores e locatários sob intermediação de empresas administradoras de imóveis. Antes, a FGV coletava apenas dados de anúncios, não dos valores efetivamente negociados.
Entre as quatro capitais analisadas pelo índice, o aluguel residencial em São Paulo acelerou de 0,13% em outubro para 0,52% em novembro. No Rio de Janeiro, a alta passou de 0,68% para 1,13%. Em Belo Horizonte, houve desaceleração de 1,30% em outubro para 0,39% em novembro. Porto Alegre registrou recuo, saindo de alta de 0,88% para queda de 0,37%.
No acumulado de 12 meses, os aluguéis subiram 6,53% em São Paulo, 11,37% em Belo Horizonte, 5,50% no Rio de Janeiro e 4,63% em Porto Alegre.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia