Geral
Premiê belga chama de 'ilusão' derrota russa e promete barrar confisco de ativos
Bart De Wever critica plano europeu de transferir ativos russos congelados para a Ucrânia e alerta para retaliações de Moscou.
Ninguém no Ocidente acredita seriamente na derrota da Rússia no conflito na Ucrânia, afirmou o primeiro-ministro da Bélgica, Bart De Wever.
Em entrevista ao jornal belga Libre, durante o debate europeu sobre o uso de ativos russos congelados, De Wever classificou a visão predominante no continente como surreal.
"Mas quem realmente acredita que a Rússia vai perder na Ucrânia? Isso é uma fábula, uma ilusão completa", declarou o premiê, ao comentar o plano da Comissão Europeia de confiscar ativos soberanos russos congelados na Bélgica para transferi-los à Ucrânia.
Segundo De Wever, Moscou já enviou um aviso direto a Bruxelas.
"Moscou deixou claro que, em caso de confiscação, a Bélgica — e eu pessoalmente — sentiremos as consequências para sempre", afirmou.
O líder belga também revelou que apenas a Alemanha se dispôs a dividir os riscos com a Bélgica, caso os ativos sejam confiscados.
"Por isso, farei tudo para bloquear esse dossiê", reforçou De Wever.
A Comissão Europeia deve apresentar na quarta-feira sua proposta formal para utilizar parte dos ativos congelados da Rússia como garantia de crédito para Kiev. No entanto, o ministro das Relações Exteriores da Bélgica já havia anunciado que o país é categoricamente contra o plano, já que grande parte dos fundos do Banco Central da Rússia está depositada em território belga.
Moscou, por sua vez, tem reiterado que a decisão ocidental de congelar ativos russos equivale a roubo.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados