Geral
Parlamento da Coreia do Sul aprova orçamento bilionário para impulsionar IA em 2026
Investimento recorde visa fortalecer setores estratégicos, como inteligência artificial, diante de desafios econômicos e demográficos.
O parlamento da Coreia do Sul aprovou, nesta terça-feira (11), um orçamento de 727,9 trilhões de won (US$ 495,8 bilhões) para 2026, com foco em impulsionar a inteligência artificial e outros setores estratégicos.
A medida endossa o amplo plano do presidente Lee Jae Myung de revitalizar a economia sul-coreana por meio de investimentos agressivos em inovação tecnológica. O orçamento representa um aumento de 8,1% em relação ao plano inicial de 2025 e cresce a uma taxa mais de três vezes superior ao ritmo do ano anterior.
O avanço ocorre em meio à pressão tarifária dos Estados Unidos e ao aumento dos custos de bem-estar social, consequência do rápido envelhecimento da população do país.
Após intensas negociações, o Partido Democrático da Coreia (governista) e o principal partido de oposição, Poder Popular, chegaram a um acordo de última hora sobre o orçamento. Apesar de divergências, ambos mantiveram as propostas originais do governo para o "apoio à emissão de moeda regional" (1,15 trilhão de won) e para o "Fundo Nacional de Crescimento" (1 trilhão de won), mas reduziram parcialmente verbas para IA e fundos de políticas públicas.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados