Geral

Silveira destaca papel da Refinaria Abreu e Lima para superávit de GLP em 10 anos

Ministro afirma que ampliação da RNEST dobrará capacidade de refino e reduzirá importações de derivados como diesel, gasolina e GLP.

02/12/2025
Silveira destaca papel da Refinaria Abreu e Lima para superávit de GLP em 10 anos
Ministro Alexandre Silveira - Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira, 2, que a Refinaria Abreu e Lima (RNEST) será fundamental para que o Brasil alcance superávit na produção de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) nos próximos 10 anos. A declaração foi feita durante evento sobre a ampliação da capacidade de processamento da refinaria, com as obras do segundo conjunto de unidades, conhecido como trem 2. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também participou da cerimônia.

De acordo com informações da Petrobras, serão investidos cerca de R$ 12 bilhões para a conclusão do trem 2 e para atividades de manutenção do trem 1.

A expectativa é que a expansão aumente significativamente a produção de derivados, em especial o diesel S-10, além de gasolina, GLP e nafta.

Com isso, a necessidade de importação desses produtos deve ser reduzida consideravelmente. "Quando o Trem II estiver operando, vamos dobrar a capacidade de refino, indo a 260 mil barris por dia. Abreu e Lima se tornará a segunda maior refinaria da Petrobras", ressaltou Silveira em seu discurso.

Na mesma ocasião, o ministro destacou que o preço do diesel nas bombas está 36% mais baixo em comparação a dezembro de 2022, enquanto a gasolina está 22% mais barata no mesmo período. Silveira apresentou os dados como contraponto aos valores praticados ao fim do governo anterior.