Geral

Prefeitura orienta população sobre canais do Disque Luz e serviços da Ilumina

Autarquia amplia atendimento multicanal e conta com a participação dos maceioenses para aprimorar a iluminação pública

02/12/2025
Prefeitura orienta população sobre canais do Disque Luz e serviços da Ilumina
Disque Luz e o aplicativo Ilumina Maceió se destacam como ferramentas essenciais para a população. - Foto: Beto Macário/Secom Maceió

Para garantir mais eficiência nos serviços municipais, a Prefeitura de Maceió tem investido na ampliação dos canais de comunicação com a população. No setor de iluminação pública, o Disque Luz e o aplicativo Ilumina Maceió se consolidam como ferramentas fundamentais para que os moradores registrem ocorrências e acompanhem a solução dos problemas em todos os bairros da capital.

Somente em 2025, a Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) já atendeu a mais de 30 mil solicitações.

Os cidadãos interessados podem acionar a Ilumina pelo aplicativo Ilumina Maceió, disponível gratuitamente para celulares com sistema Android ou iOS. A plataforma permite identificar o poste com problema por meio do mapa, endereço ou pela plaqueta de identificação.

Após o registro da ocorrência, a autarquia tem até 72 horas para concluir o serviço. As demandas também podem ser encaminhadas pelo Disque Luz, no número 0800 031 9055, ou pela Central 156, opção 4, além de canais on-line e atendimento presencial.

Solicitações de melhorias estruturais, como implantação de novas luminárias ou substituição por LED, devem ser enviadas para o e-mail [email protected].

O atendimento presencial está disponível na sede da Ilumina, localizada na Rua Coronel Pedro Lima, 28, no bairro do Jaraguá, das 8h às 14h.

Para acompanhar o andamento dos pedidos, o cidadão pode entrar em contato pelos telefones (82) 3312-5310 e 3312-5329 ou pelo e-mail [email protected].