Geral
Defesa Civil de SP lança Operação Chuvas para agilizar alertas no verão
Com investimento de R$ 69,5 milhões, governo paulista aposta em tecnologia e reforço aos municípios para enfrentar período crítico de enchentes e deslizamentos
O Governo de São Paulo deu início, nesta segunda-feira (1º), à SP Sempre Alerta - Operação Chuvas, um pacote de R$ 69,5 milhões em investimentos voltados à modernização tecnológica e ao reforço do apoio direto aos municípios. A iniciativa da Defesa Civil do Estado marca o início do período mais crítico para deslizamentos, enchentes e enxurradas, com a chegada do verão.
Segundo o órgão, o objetivo é garantir maior precisão nas previsões meteorológicas, agilidade no envio de alertas e aprimorar a capacidade de resposta em situações de emergência. Entre 1º de dezembro e 31 de março, todo o Sistema de Defesa Civil permanecerá em estado de prontidão.
Em entrevista à Rádio Eldorado, o major da PM Adriano Baruffaldi, diretor da Defesa Civil estadual, detalhou que os recursos serão destinados à aquisição de caminhões-pipa, botes de salvamento, motosserras, geradores e kits de proteção individual. O plano também prevê o uso ampliado de tecnologia de monitoramento, aumento da precisão das previsões, além da instalação de sirenes e radares para alertas mais eficientes.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado