Geral
Filho de 'El Chapo' Guzmán admite culpa por tráfico de drogas nos EUA
Joaquín Guzmán López, integrante do grupo 'Los Chapitos', confessa participação em sequestro e tráfico internacional de drogas, enfraquecendo o Cartel de Sinaloa
Joaquín Guzmán López, um dos quatro filhos do notório narcotraficante mexicano Joaquín 'El Chapo' Guzmán Loera, declarou-se culpado em um tribunal de Chicago por duas acusações de tráfico de drogas nos Estados Unidos.
Durante a audiência, Guzmán López também admitiu ter participado do sequestro de Ismael 'El Mayo' Zambada, outro chefão do narcotráfico, em um episódio que alterou significativamente o cenário do crime organizado no México e enfraqueceu o Cartel de Sinaloa.
De acordo com veículos de imprensa internacionais presentes na audiência, Guzmán López revelou que o objetivo do sequestro de Zambada era entregá-lo às autoridades americanas, que já o procuravam há anos.
Guzmán López e El Mayo foram presos em julho de 2024, no Texas, após desembarcarem de um avião particular vindo do México. As circunstâncias da prisão ainda não foram esclarecidas pelos governos dos dois países envolvidos.
Joaquín Guzmán López é um dos líderes do grupo criminoso conhecido como Los Chapitos, facção do Cartel de Sinaloa herdada de seu pai, El Chapo.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico