Geral
BC lança serviço para combater contas fraudulentas e golpes
Ferramenta gratuita permite bloquear abertura de contas em nome de pessoas físicas e jurídicas no Sistema Financeiro Nacional
O Banco Central (BC) lançou nesta segunda-feira, 1º, o BC Protege +, um serviço gratuito voltado ao combate de contas fraudulentas e outros golpes no sistema bancário. A nova ferramenta permite que pessoas físicas e jurídicas informem ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) que não autorizam a abertura de novas contas, nem desejam ser incluídas como titulares ou representantes em contas bancárias.
A proteção abrange contas de depósito à vista, contas de poupança e contas de pagamento pré-pagas. O bloqueio vale para qualquer nova abertura, mesmo em instituições ou conglomerados nos quais o CPF ou CNPJ já esteja registrado.
Como já havia sido antecipado pela Broadcast, o Banco Central anunciou em maio que estava desenvolvendo a medida, publicando normas para um serviço que possibilita a qualquer cidadão impedir a abertura de novas contas — corrente, poupança ou de pagamento — em seu nome em todo o SFN. Inicialmente, a previsão era de lançamento em dezembro deste ano, mas, até então, a ferramenta ainda não possuía um nome oficial.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico