Geral
Fuvest divulga lista de convocados para a 2ª fase e locais de prova
Mais de 30 mil candidatos avançam para a segunda etapa do processo seletivo da Universidade de São Paulo; confira datas, regras e notas de corte
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou nesta segunda-feira, 1º, a lista de convocados para a segunda fase do vestibular da Universidade de São Paulo (USP) e os respectivos locais de prova.
Ao todo, 30.787 candidatos foram chamados para a 2ª fase, número que equivale a quatro vezes a quantidade de vagas disponíveis em cada carreira e modalidade. As provas serão aplicadas em 36 escolas distribuídas por 21 cidades, além da capital paulista.
A orientação para os candidatos permanece a mesma da primeira etapa: conhecer previamente o trajeto até o local de prova é fundamental para evitar atrasos e estresse no dia do exame.
Os portões das escolas abrirão às 12h, com fechamento e início da aplicação das provas às 13h. Em cada dia, o tempo disponível para realização do exame será de 4 horas.
No primeiro dia, os candidatos responderão a 10 questões discursivas de Português, abrangendo interpretação de textos, gramática e literatura (de acordo com a lista obrigatória de obras), além da redação. Este ano, será possível escolher entre duas propostas de redação: uma dissertativa-argumentativa ou outra de gênero textual diferente, apresentada no momento da prova. Ambas serão baseadas em uma coletânea única de textos.
No segundo dia, o exame traz 12 questões discursivas sobre duas a quatro disciplinas específicas da carreira escolhida (como matemática, física e química para exatas; biologia e química para biológicas; história e geografia para humanas, entre outras combinações).
Atenção: será eliminado o candidato que tirar zero na redação ou errar todas as questões de qualquer um dos dias.
Notas de corte
O curso de Medicina manteve a maior nota de corte, com 80 pontos. Em seguida aparecem engenharia aeronáutica (75 pontos) e psicologia (em São Paulo), com 69 pontos. Confira as principais notas de corte:
- Medicina: 80
- Engenharia aeronáutica: 75
- Engenharias: 69
- Psicologia São Paulo: 69
- Psicologia Ribeirão Preto: 67
- Relações internacionais: 67
- Engenharia mecânica e mecatrônica: 67
- Direito: 66
- Engenharia elétrica e de computação: 66
- Audiovisual: 65
- Computação: 64
- Arquitetura: 63
- Jornalismo: 62
- Ciências biomédicas: 62
- Administração: 61
- Artes visuais: 61
Os cursos com menor nota de corte (27 pontos) são: gerontologia, ciências exatas, engenharias da FZEA (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos), música (São Paulo), licenciatura em matemática/física e gestão ambiental.
Uma das questões de matemática da primeira fase do vestibular 2026, aplicada no último domingo (23), foi cancelada após análise. A banca avaliadora concluiu que a questão número 3 do Caderno de Provas V1 não tinha resposta correta entre as alternativas apresentadas. O valor da questão anulada foi atribuído a todos os candidatos.
Calendário Fuvest 2026:
2ª Fase: 14 e 15/12/2025
Provas de competências específicas - Música: 09 a 12/12/2025
Provas de competências específicas - Artes Visuais: 11/12/2025
Prova de competências específicas - Artes Cênicas: 5 a 9/01/2026
Primeira chamada: 23/01/2026
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico