Geral

Sistema bancário dos EUA mantém capital e liquidez robustos, aponta Fed

Banco central norte-americano destaca resiliência, crescimento dos empréstimos e foco em inovação responsável no setor bancário

01/12/2025
Sistema bancário dos EUA mantém capital e liquidez robustos, aponta Fed
Banco eua - Foto: Reprodução

O sistema bancário dos Estados Unidos segue apresentando níveis sólidos de capital e liquidez, além de registrar rentabilidade consistente e crescimento saudável dos empréstimos. A avaliação consta do Relatório de Supervisão e Regulação do Federal Reserve (Fed), divulgado em dezembro.

Segundo o documento, os bancos americanos estão bem posicionados para continuar apoiando “uma economia em crescimento”. O Fed destaca que, conforme seus mandatos estatutários, os supervisores têm concentrado esforços na identificação e mitigação de riscos à segurança e solidez das instituições financeiras, com atenção especial aos riscos financeiros principais e materiais.

O banco central afirma monitorar de perto as vulnerabilidades que possam levar a falências bancárias ou deterioração significativa das condições financeiras. O relatório ressalta ainda o compromisso do Fed em adaptar de forma eficaz e eficiente sua abordagem de supervisão, considerando o porte, a complexidade, o modelo de negócios e o perfil de risco de cada banco.

À medida que as instituições avançam em inovação, o órgão regulador reforça que os supervisores avaliarão os benefícios dessas novidades para o sistema bancário. “Concomitantemente, modernizaremos nossas abordagens regulatórias e de supervisão para facilitar a inovação responsável, mantendo nosso compromisso com a segurança e solidez”, destaca o relatório.

O conselho do Fed também está revisando o atual quadro de capital, incluindo a razão de alavancagem suplementar, outros requisitos de alavancagem, práticas e testes de estresse, além das exigências do acordo de Basileia III.

O documento aponta que o crescimento do crédito foi sólido na maioria dos bancos no terceiro trimestre de 2025, impulsionado por quase todas as categorias, exceto imóveis residenciais e comerciais. Apesar do aumento dos depósitos na maioria das instituições no mesmo período, o avanço do crédito superou o crescimento dos depósitos.