Geral
DMTT aborda van superlotada com tacógrafo vencido em Maceió
Veículo foi autuado por excesso de passageiros e equipamento irregular, conforme o Código de Trânsito Brasileiro
Agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) abordaram, na manhã desta segunda-feira (1º), uma van do transporte intermunicipal no bairro do Prado, em Maceió. O veículo transportava 35 passageiros, número 14 acima do permitido para o modelo, e apresentava irregularidade no tacógrafo.
Durante a fiscalização de rotina, a equipe avistou o veículo trafegando pela Avenida Siqueira Campos. A placa foi consultada no sistema do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), quando foi constatado que o tacógrafo estava vencido.
No momento da abordagem, foi verificado que diversos passageiros estavam sendo transportados em pé, o que é proibido. A capacidade máxima da van é de 21 pessoas, todas sentadas, mas havia 14 passageiros excedentes.
O motorista foi orientado a conduzir o veículo até o ponto de fiscalização na Praça da Faculdade, no Prado. No local, foram lavradas autuações de trânsito referentes aos artigos 230, inciso VIII (conduzir veículo sem inspeção de segurança veicular, quando obrigatória), e 231, inciso VII (dirigir veículo com lotação excedente), ambos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os passageiros excedentes desembarcaram e foi concedido o prazo de 10 dias para regularização do tacógrafo junto ao Inmetro.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico