Geral
Taxas de juros da zona do euro estão próximas de nível 'neutro', afirma dirigente do BCE
Joachim Nagel, presidente do Bundesbank, avalia que política monetária do BCE é 'amplamente adequada' diante da estabilização das projeções de inflação
O dirigente do Banco Central Europeu (BCE) e presidente do Banco Central da Alemanha (Bundesbank), Joachim Nagel, afirmou que as taxas de juros da zona do euro se aproximam do nível considerado "neutro". Segundo ele, a postura de política monetária do BCE é "amplamente adequada" no momento, diante da estabilização das projeções de inflação.
Durante discurso preparado para um evento na Universidade de Yonsei, em Seul, Nagel destacou que as decisões sobre juros do BCE são tomadas de maneira coletiva pelos 20 integrantes do conselho de política monetária — número que aumentará para 21 com a entrada da Bulgária em janeiro —, e não apenas pelo Bundesbank.
Atualmente, a taxa de depósito do BCE está em 2%. De acordo com Nagel, diferentes modelos apontam que a taxa natural nominal deve situar-se entre 1,7% e 2,6%, o que coloca a taxa vigente "mais ou menos no meio" desse intervalo.
Na próxima reunião de dezembro, o BCE divulgará projeções econômicas atualizadas. Nagel ressaltou que esses novos dados serão determinantes para avaliar se a instituição segue no caminho para atingir a meta de inflação de 2% no médio prazo.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento