Geral
Conservadores lideram eleição presidencial em Honduras após contagem parcial
Com 43% das urnas apuradas, Nasry Asfura e Salvador Nasralla disputam voto a voto, enquanto candidata do governo aparece em terceiro lugar.
Com 43% das urnas apuradas na madrugada desta segunda-feira, 1º, os candidatos conservadores Nasry "Tito" Asfura (Partido Nacional) e Salvador Nasralla (Partido Liberal) lideram a corrida presidencial em Honduras, com 40,54% e 38,99% dos votos, respectivamente. A candidata governista Rixi Moncada, do partido LIBRE, aparece em terceiro lugar, com 19,49%.
O pleito ocorre poucos dias após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, intervir no processo eleitoral ao declarar apoio a Asfura e anunciar a intenção de perdoar o ex-presidente hondurenho Juan Orlando Hernández, condenado a 45 anos de prisão por narcotráfico nos Estados Unidos.
Salvador Nasralla afirmou que a disputa segue "apertada". Já Rixi Moncada declarou que só irá comentar os resultados preliminares nesta segunda-feira e demonstrou desconfiança em relação à contagem parcial. Os resultados oficiais serão divulgados após o avanço da apuração pelo Conselho Nacional Eleitoral.
Fonte: Associated Press.
Conteúdo traduzido com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela redação do Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento