Geral
Bolsas asiáticas fecham sem direção única; Tóquio recua quase 2% após sinalização do BoJ
Declarações de Kazuo Ueda, presidente do Banco do Japão, sobre possível alta de juros ainda em 2025, pressionam mercado japonês. Empresas ligadas a moedas digitais caem em Hong Kong após alerta do Banco do Povo da China.
Por Patricia Lara*
As bolsas asiáticas encerraram o pregão desta segunda-feira (1º) sem direção única, com destaque para a forte queda em Tóquio, que recuou quase 2% após declarações do presidente do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda, indicando a possibilidade de elevação da taxa de juros ainda este ano.
O índice Nikkei registrou baixa de 1,9%, fechando aos 49.303,28 pontos. Entre as maiores quedas, destacaram-se as ações da Tokyo Electric, que despencaram 9,7%, seguidas por Fujikura (-8,9%) e Mitsui Kinzoku (-6,8%). Ueda afirmou que o BoJ irá discutir cuidadosamente um possível aumento dos juros em sua próxima reunião de política monetária, marcada para os dias 18 e 19 de dezembro. Segundo ele, a economia japonesa teria condições de manter seu ritmo mesmo diante de uma eventual alta dos juros.
Em Hong Kong, empresas com exposição a ativos digitais sofreram fortes perdas após o Banco do Povo da China emitir um alerta sobre atividades ilegais relacionadas a moedas digitais e o ressurgimento da especulação. A Yunfeng Financial, apoiada por Jack Ma, recuou 11%, enquanto a Bright Smart Securities caiu 5,9%.
Apesar disso, o índice Hang Seng encerrou o dia em alta de 0,7%, aos 26.033,26 pontos. Na China continental, o Xangai Composto avançou 0,65%, a 3.914,01 pontos, e o Shenzhen Composto subiu 1%, a 2.478,93 pontos.
Em Seul, o índice Kospi recuou 0,2%, fechando em 3.920,37 pontos. Em Taiwan, o Taiex caiu 1%, para 27.342,53 pontos.
Na Oceania, o S&P/ASX 200 fechou em baixa de 0,57% em Sydney, aos 8.565,20 pontos. A operadora da bolsa australiana, ASX, informou que está investigando uma falha que impediu cerca de 80 empresas de divulgarem comunicados relevantes aos investidores nesta segunda-feira.
Contato: [email protected]
* Com informações da Dow Jones Newswires
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento