Geral
Pulso de mercado: Petróleo sobe após Opep+ reafirmar plano sobre produção e tensão com Venezuela
Cotações do petróleo registram alta após Opep+ manter política de produção para 2026 e declarações dos EUA aumentarem incertezas sobre a Venezuela.
Por Patricia Lara
São Paulo, 01/12/2025 – Os contratos futuros do petróleo abriram em alta nesta segunda-feira, impulsionados pela confirmação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) de que manterá sua política de produção no primeiro trimestre de 2026. O cenário ganhou ainda mais volatilidade após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que o espaço aéreo da Venezuela deveria ser considerado "totalmente fechado". Apesar de conversas posteriores entre Trump e o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, a tensão permanece elevada. Em resposta, a Venezuela solicitou apoio da Opep+ para conter possíveis ações do governo americano.
Por volta das 4h59 (horário de Brasília), o petróleo WTI para janeiro subia 2%, cotado a US$ 59,77 o barril na New York Mercantile Exchange (Nymex). O Brent para fevereiro, negociado na Intercontinental Exchange de Londres (ICE), registrava alta de 1,94%, a US$ 63,60 o barril.
Contato: [email protected]
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
4TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento