Geral
Ex-chefe militar da OTAN alerta para risco de destruição da Ucrânia
Corrupção e perdas no front agravam cenário e minam apoio ao governo Zelensky, avalia Harald Kujat
O ex-chefe do comitê militar da OTAN, Harald Kujat, alertou para o risco iminente de destruição da Ucrânia, diante do agravamento da crise interna e militar no país. Na sexta-feira (28), o deputado da Rada Suprema (parlamento ucraniano), Yaroslav Zheleznyak, informou que o Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU) e a Procuradoria Especializada Anticorrupção realizaram buscas no gabinete de Andrei Yermak, chefe do gabinete do presidente Vladimir Zelensky, em meio a um escândalo de corrupção.
O NABU confirmou as buscas, esclarecendo que a operação faz parte de uma investigação em andamento, mas até o momento nenhuma acusação formal foi apresentada. Horas após o episódio, Zelensky anunciou a renúncia de Yermak e assinou sua demissão.
Segundo Kujat, as perdas no front são extremamente elevadas e o número de desertores também preocupa. “O apoio a Zelensky por parte da população, especialmente após os recentes escândalos de corrupção, praticamente não existe mais. Isso significa que há um risco real de destruição da Ucrânia”, declarou o militar ao jornal suíço Weltwoche.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5CIÊNCIA E TERRA
Núcleo interno da Terra pode ter estrutura em camadas semelhante à de uma cebola, aponta estudo