Geral

Enem 2025 na Grande Belém destaca valorização dos trabalhadores rurais na redação

Tema da redação propõe reflexão sobre a importância dos trabalhadores rurais no Brasil; reaplicação do exame ocorre devido à COP-30

30/11/2025
Enem 2025 na Grande Belém destaca valorização dos trabalhadores rurais na redação
Enem - Foto: Reprodução

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, aplicado neste domingo, 30, para os inscritos da Grande Belém, trouxe como tema da redação "A valorização dos trabalhadores rurais no Brasil". A edição especial contempla 95.784 candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba, que realizam a prova em calendário diferenciado.

O adiamento da aplicação nessas três cidades ocorreu em razão da realização da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP-30), que aconteceu em novembro, na capital paraense. Enquanto isso, no restante do país, o tema da redação foi "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".

Neste primeiro dia de exame, os participantes respondem às provas de Linguagens, Ciências Humanas e produzem o texto dissertativo-argumentativo. A reaplicação na região será concluída no próximo domingo, 7 de dezembro, com o segundo dia de provas.

Temas de redação de edições anteriores

Nos últimos anos, os temas de redação do Enem abordaram desde o papel da mulher e a valorização dos povos tradicionais até questões como doenças mentais e o comportamento do usuário na internet. Em 2023, o tema foi "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil", ampliando o debate sobre estratégias para combater o racismo e as desigualdades.

No ano anterior, o tema proposto foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil", considerado inesperado por professores, mas de grande relevância social. Em 2022, a redação trouxe "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", promovendo discussões sobre cidadania e preservação histórica.

Em 2021, o assunto abordado foi "Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", tema que destacou o papel do Estado em garantir documentação básica à população. Já em 2020, o Enem propôs a discussão sobre "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". Em 2019, a redação tratou da "Democratização do cinema no Brasil".