Geral

Black Friday: Inmetro inaugura delegacia cibernética para reforçar combate a fraudes online

Nova unidade, integrada à plataforma Guardião Digital, intensifica monitoramento de anúncios suspeitos no e-commerce durante o período de promoções

28/11/2025
Black Friday: Inmetro inaugura delegacia cibernética para reforçar combate a fraudes online
Foto: © Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) inaugurou nesta sexta-feira (28) sua primeira Delegacia Cibernética.

A iniciativa marca o início das operações justamente no dia da Black Friday 2025, período em que o comércio eletrônico registra o maior volume de promoções e vendas do ano.

Localizada em São Paulo, onde também funciona a Defensoria Pública da União, a nova unidade será integrada ao Guardião Digital — plataforma com inteligência artificial desenvolvida para monitorar sites e plataformas de e-commerce, identificando anúncios suspeitos de produtos e instrumentos irregulares.

Segundo o Inmetro, a combinação da inteligência artificial com a expertise técnica do órgão permitirá o cruzamento de informações com bases oficiais de produtos certificados, facilitando a identificação de possíveis irregularidades.

Ao detectar indícios de não conformidade, a Delegacia Cibernética comunicará a plataforma de e-commerce para orientar a retirada do anúncio, além de notificar o responsável.

Se a irregularidade for confirmada, o Inmetro aplicará as penalidades previstas em lei, que incluem auto de infração e multa, podendo chegar a R$ 1,5 milhão.

Durante o período da Black Friday, as lojas brasileiras devem faturar, juntas, cerca de R$ 13,34 bilhões — segundo estimativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) —, o que representa um crescimento de quase 15% em relação ao ano passado.

Diante desse cenário, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) têm orientado lojistas a se prepararem para o evento e também a aproveitarem as oportunidades de promoção.

Por Sputnik Brasil