Geral
Projeto arqueológico investiga como os primeiros agricultores lidavam com o lixo
Estudo revela estratégias de descarte e reaproveitamento de resíduos adotadas há 8 mil anos por comunidades do Neolítico europeu
Um novo projeto arqueológico busca desvendar como o lixo produzido no período Neolítico pode contribuir para a compreensão da adaptação dos primeiros agricultores europeus ao estilo de vida sedentário.
Essas comunidades, que se estabeleceram há cerca de 8 mil anos, passaram a acumular objetos e restos do cotidiano, sendo obrigadas, pela primeira vez, a criar estratégias para lidar com seus resíduos. Diferente dos hábitos atuais, em que o lixo é mantido afastado das residências, esses povos frequentemente o armazenavam em fossas dentro de seus próprios terrenos.
A professora Penny Bickle, do Departamento de Arqueologia da Universidade de York (Reino Unido), destaca que essa prática pode indicar uma relação diferenciada com o descarte. "Manter o lixo próximo à moradia pode sugerir um senso de propriedade; talvez eles se sentissem responsáveis por seus resíduos", afirma. Bickle ressalta ainda que alguns itens poderiam ser reaproveitados, mostrando que nem todas as culturas tratam o lixo como algo a ser descartado à distância.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
2CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
3PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal
-
4BRASILEIRÃO SÉRIE B
Santos encara Mirassol com postura de clássico para escapar do rebaixamento
-
5CRAQUE PORTUGUÊS ATINGE MARCA HISTÓRICA
Imprensa internacional exalta bicicleta de Cristiano Ronaldo, que alcança 954 gols na carreira