Geral

Tubarões pré-históricos são abatidos para produção de cosméticos

Espécies ancestrais de águas profundas enfrentam risco de extinção devido à extração de óleo de fígado para a indústria da beleza

28/11/2025
Tubarões pré-históricos são abatidos para produção de cosméticos
Foto: © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Tubarões pré-históricos estão sendo mortos para a produção de cosméticos. Espécies de tubarão-gulper, habitantes de águas profundas e com aparência ancestral, estão sob grave ameaça de extinção devido à extração do óleo de fígado, utilizado na fabricação de cremes, maquiagens e outros produtos de beleza.

O óleo desses animais é rico em esqualeno, uma substância valorizada pelo alto poder hidratante. Apesar de já existirem alternativas vegetais, a indústria cosmética ainda recorre amplamente à matéria-prima de origem animal. Para se ter uma ideia do impacto, a produção de uma tonelada de esqualeno pode exigir a captura de até 3 mil tubarões.

A população de algumas dessas espécies já sofreu redução superior a 80%. Como os tubarões-gulper têm reprodução lenta, a recuperação das populações é extremamente difícil. Estimativas indicam, por exemplo, que o tubarão-bravo-sonolento levaria 86 anos para recuperar apenas 25% de sua população original.

Por Sputnik Brasil