Geral
Tubarões pré-históricos são abatidos para produção de cosméticos
Espécies ancestrais de águas profundas enfrentam risco de extinção devido à extração de óleo de fígado para a indústria da beleza
Tubarões pré-históricos estão sendo mortos para a produção de cosméticos. Espécies de tubarão-gulper, habitantes de águas profundas e com aparência ancestral, estão sob grave ameaça de extinção devido à extração do óleo de fígado, utilizado na fabricação de cremes, maquiagens e outros produtos de beleza.
O óleo desses animais é rico em esqualeno, uma substância valorizada pelo alto poder hidratante. Apesar de já existirem alternativas vegetais, a indústria cosmética ainda recorre amplamente à matéria-prima de origem animal. Para se ter uma ideia do impacto, a produção de uma tonelada de esqualeno pode exigir a captura de até 3 mil tubarões.
A população de algumas dessas espécies já sofreu redução superior a 80%. Como os tubarões-gulper têm reprodução lenta, a recuperação das populações é extremamente difícil. Estimativas indicam, por exemplo, que o tubarão-bravo-sonolento levaria 86 anos para recuperar apenas 25% de sua população original.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
2CORRIDA ESPACIAL
Rússia avança em nova fase da corrida espacial e preocupa Ocidente, aponta mídia internacional
-
3PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal
-
4BRASILEIRÃO SÉRIE B
Santos encara Mirassol com postura de clássico para escapar do rebaixamento
-
5CRAQUE PORTUGUÊS ATINGE MARCA HISTÓRICA
Imprensa internacional exalta bicicleta de Cristiano Ronaldo, que alcança 954 gols na carreira