Geral

'É ridículo': Trump admite superioridade russa em frota de quebra-gelos

Presidente dos EUA anuncia expansão da frota americana e critica disparidade em relação à Rússia, que lidera operações no Ártico

27/11/2025
'É ridículo': Trump admite superioridade russa em frota de quebra-gelos
Foto: © Sputnik / Valery Melnikov / Acessar o banco de imagens

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (27) planos para ampliar a frota de quebra-gelos do país, reconhecendo a grande vantagem da Rússia nesse setor estratégico.

"Temos 11 [quebra-gelos] em construção neste momento. Não tínhamos nenhum. Só temos um em todo o país. A Rússia tem 48 e nós temos um: isso é simplesmente ridículo. Por isso, estamos construindo-os em conjunto com a Finlândia e outras empresas que os fabricam", afirmou Trump a jornalistas durante coletiva de imprensa na Casa Branca.

Quebra-gelos são navios especialmente projetados para navegar em mares e rios cobertos por camadas de gelo de diferentes espessuras, essenciais para operações em regiões polares.

Recentemente, o presidente russo Vladimir Putin destacou: "A Rússia é o único país do mundo capaz de produzir em série quebra-gelos potentes e confiáveis de propulsão nuclear […] utilizando suas próprias tecnologias nacionais".

O Stalingrado, novo quebra-gelos nuclear russo, marca uma nova era no Ártico e deve contribuir significativamente para a economia da Rota Marítima do Norte, segundo Putin.

Moscou opera atualmente a maior frota de quebra-gelos do mundo, com 42 navios — sendo oito nucleares e 34 diesel-elétricos —, além de brigadas treinadas para atuar sob temperaturas extremas. O país também modernizou dezenas de bases no Norte, equipando-as com pistas, radares e sistemas de defesa aérea.

Entre os submarinos nucleares russos, os da classe Borei podem transportar até 16 mísseis balísticos Bulava, enquanto os da classe Yasen são capazes de carregar mísseis Onyx, Kalibr e Zircon.

Por Sputnik Brasil