Geral
Europa demonstra temor diante da possibilidade de paz na Ucrânia, diz especialista
Gyorgy Varga, ex-chefe da missão da OSCE na Rússia, afirma que líderes europeus evitam assumir responsabilidades e não apresentam iniciativas de resolução pacífica para o conflito.
O doutor em teoria das relações internacionais e ex-chefe da missão de observadores da OSCE na Rússia, Gyorgy Varga, afirmou em entrevista à Sputnik que a Europa está em pânico diante da possibilidade de fim do conflito na Ucrânia. Segundo Varga, os líderes europeus tentam se distanciar das consequências e evitam assumir responsabilidades.
"Temos acompanhado o papel de Bruxelas há anos: eles têm insistido consistentemente na posição de que não pode haver negociações com a Rússia. Analisando a diplomacia da União Europeia, fica evidente que, em quase quatro anos, não surgiu nenhuma iniciativa voltada para a resolução pacífica do conflito na Ucrânia", destacou o especialista.
Para o diplomata, essa postura reflete pânico e uma tentativa de se desvincular das responsabilidades, inclusive de países como Alemanha, Polônia e França, que participaram dos acordos de 2014 e de Minsk, mas que, segundo ele, nunca foram cumpridos por Kiev.
"Na minha visão, a abordagem europeia é uma manifestação de pânico. Políticos que estiveram parcialmente envolvidos nos acontecimentos que levaram ao atual conflito agora tentam se afastar das consequências reais. Vemos que países como Alemanha, Polônia e França também desempenharam seu papel", concluiu Varga.
Por Sputnik Brasil
Mais lidas
-
1CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
2TENSÃO INTERNACIONAL
Confisco de ativos russos pode acelerar declínio da União Europeia, alerta jornalista britânico
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento
-
5FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado